Bíblia foi o primeiro livro impresso na Europa

Prensa móvel

Prensa móvel

Com a tecnologia atual, a possibilidade de gerenciamento de impressão é capaz de gerar informações para a análise de desempenho e custos, como a caxiense Enttry Softwares. Empresa de renome nacional e internacional, que assim como pensadores antigos, realiza pesquisas para auxiliar o mundo.

Através da história, se descobre que no Renascimento, mais precisamente na Europa, surgiu uma prensa. Novas ideias logo se dissemiravam graças à relativa velocidade com que os livros podiam ser impressos e distribuídos. O mais importante deles foi a Bíblia.

Confira na imagem: a primeira prensa de tipos móveis à tinta, à base de óleo, usada para produzir livros, surgiu no século XV, na Europa. Invenção atribuída a Johannes Gutenberg, artífice e empresário alemão. A Bíblia por ele publicada em 1455 foi o primeiro livro impresso do continente europeu.

Logo surgiram prensas em Paris, em 1470, e mais tarde em Londres, em 1476. O primeiro editor de renome foi Aldus Manutius, que montou a oficina tipográfica Aldine Press, em Veneza – 1494. Em 1500 foram impressos cerca de 35 mil livros diferentes.

Muito mais baratos do que obras manuscritas, os livros impressos revolucionaram a difusão do conhecimento.

Fonte: Enciclopédia Ilustrada de História – Tempos Modernos – 1960 até o presente

 

Autor: Assessoria de imprensa

Aproveite a oportunidade e siga a Enttry nas redes sociais

BlogFacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>