Marketing e TI trabalhando juntos em projetos

Marketing e TI

Marketing e TI

O marketing e TI nunca estiveram tão próximos para garantir bons resultados nos negócios.  Conforme uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o resultado é que cada um tem uma atitude completamente diferente em relação ao risco. A partir de uma perspectiva puramente de TI, o risco é melhor evitado sempre que possível, mas esse tipo de pensamento pode atrasar uma empresa. “Você precisa compreender que ter um negócio crescendo significa que ele passará por mudanças dinâmicas”, diz o pesquisador.

Um segundo problema é que marketing e a TI têm conceitos de tempo completamente diferentes. A maior parte dos departamentos de TI garante que utiliza metodologias ágeis de desenvolvimento, e as duas funções concordam sobre a necessidade de velocidade no mundo dos negócios. Eles simplesmente não compreendem o quão rápida é essa movimentação.

Mesmo sem uma mudança no topo, entretanto, existem várias ações que CIOs (Executivos de TI) e CMOs (Executivos de Marketing)  inteligentes que podem trazer harmonia a seus departamentos. Aqui estão algumas delas:

1 – Reúna-se com o cliente

Uma forma pela qual a TI e o marketing podem rapidamente se entender é ambos focarem a atenção nos clientes. Para muitos departamentos de TI, é preciso repensar quem são os clientes deles.

2 – Assuma responsabilidades conjuntas

Todos têm envolvimento, e todos são responsáveis.

3 – Compartilhe os membros de equipe

Formar equipes de trabalho multifuncionais, alternar membros de equipe entre departamentos e incorporá-los no marketing são formas eficientes de reforçar o relacionamento entre marketing e TI. Mas tão eficiente quanto isso é frequentar as reuniões uns dos outros.

Empresas que realmente pensam à frente estão criando grupos independentes, em que os funcionários dos times de TI e marketing podem trabalhar juntos em projetos específicos. Essas equipes são chamadas de formas diferentes, como centros de colaboração de inovação. Eles são projetados para tirar a colaboração da TI e do Marketing do caminho das políticas do escritório.

4 – Ajudem-se na contratação

Isso garante que TI e Marketing compartilhem da responsabilidade em relação às decisões de pessoal.

5 – Busque formas de abrir mão do controle

Essa recomendação pode não parecer intuitiva. Afinal, uma das maiores motivações da TI para trabalhar mais de perto com o marketing é o desejo de reduzir ou eliminar uma TI inadequada, na qual os departamentos de marketing apenas compram serviços de terceiros – muitas vezes baseados na nuvem – em vez de esperar que a equipe de TI atenda as suas necessidades.

6 – Celebrem em conjunto

Não precisa ser apenas uma campanha eficiente de Marketing. Pode ser uma [redução] de custo. Talvez, a companhia possua 15 marcas diferentes, administrando 15 produtos distintos, com variados problemas de segurança. Consolidando tudo que seria uma grande conquista.

Autor: Assessoria de imprensa

Aproveite a oportunidade e siga a Enttry nas redes sociais

BlogFacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>