Por que utilizar servidores de impressão em uma rede corporativa

Servidores De Impressão

Servidores De Impressão

Um servidor de impressão é destinado a controlar as tarefas de impressão enviadas para as impressoras de rede por diferentes estações de trabalho que compartilham entre si o uso dos equipamentos de impressão.

Um servidor de impressão é um equipamento/computador (hardware) com um programa de computador (software) que usa os recursos disponíveis no equipamento para exercício a função de gerenciamento de impressão.

Quais os benefícios que um servidor de impressão proporciona?

  • Sua principal finalidade é gerar um local centralizado na rede para impressão, propiciando um gerenciamento e controle de páginas impressas, permitindo definir ordem de prioridade das solicitações.
  • Possibilita ter um único log/registro para os administradores  fazerem a auditoria dos eventos da impressora.
  • O Servidor de Impressão ainda permite monitorar todas as impressões realizadas a partir dos computadores da sua empresa, seja em impressoras locais ou na rede. 
  • Quando utilizamos está arquitetura é possível definir que usuários podem imprimir em qual impressora de forma centralizada, ampliando o controle dos administradores de rede sobre o parque de impressoras.

Quando precisarei de um servidor de impressão?

Um servidor para impressão é recomendado para redes com mais de 10 computadores. Para redes menores pode-se utilizar o compartilhamento de impressora gerenciado pelo Sistema Operacional de uma estação de trabalho.

Preciso de AD/LDAP para ter um servidor de impressão?

Não. Embora seja aconselhável utilizar um gerenciamento centralizado, você pode criar os usuários sem a necessidade da empresa usar serviços mais sofisticados como Microsoft AD (Active Directory) ou LDAP (Lightweight Directory Access Protocol). Desta forma, o controle e as permissões de impressão poderão ser feitas localmente no servidor, em locais onde estes recursos não são utilizados.

Como monitorar o volume impresso no meu servidor de impressão?

Para ampliar essas vantagens e obter controle e gerenciamento sobre a tarifação e bilhetagem de impressão você deve utilizar um software de gerenciamento de impressão, como por exemplo o software Guardian Print Account. Este software lhe permite obter toda esta análise, controle que vai lhe proporcionar redução de suas despesas e custos com impressões.

Como limitar o número de páginas impressas nos servidores de impressão?

Para limitar o volume de impressão você também precisa de software próprio para isto, como por exemplo o  Guardian Print Account, instalado juntamente com um Servidor de Impressão. Desta forma você consegue determinar um limite mensal ou semanal  de impressão. Este processo se chama cotas de impressão.

Essas cotas de impressão podem ser atribuídas individualmente a cada usuário ou gerenciadas por grupos de usuários e impressoras, determinando o número máximo de páginas que podem ser impressas por de cada um dos usuários. Com este recurso você pode  manter um controle mais preciso dos seus equipamentos de impressão, sejam eles impressoras ou multifuncionais.

Saiba mais em www.enttry.com.br

Autor: Equipe Suporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>