Comprar ou alugar impressora?

28/07/2016

Essa é uma dúvida comum no mundo corporativo, pois existe a ideia de que ao adquirir uma ou várias impressoras está se fazendo um ótimo investimento. Afinal, a máquina passa a fazer parte do ativo da empresa e a independência que ela proporcionará cobrirá esse investimento. No entanto, a resposta não é tão simples assim.

Essa é uma dúvida comum no mundo corporativo, pois existe a ideia de que ao adquirir uma ou várias impressoras está se fazendo um ótimo investimento. Afinal, a máquina passa a fazer parte do ativo da empresa e a independência que ela proporcionará cobrirá esse investimento. No entanto, a resposta não é tão simples assim. Comprar ou alugar impressora na verdade é uma decisão que depende da análise de diversos fatores, como a situação do parque de impressão e o perfil do cliente. Para isso, o ideal é calcular o volume de impressão e o nível de necessidade de assistência técnica para determinar o custo total e analisar qual a melhor opção.

Calcular antes de comprar ou alugar impressora

Pode-se dizer que quanto maior o volume de impressão, mais vantajoso é o sistema de locação de impressora. Isso ocorre porque existe o gasto com os suprimentos e também um maior desgaste da máquina. Existem impressoras com peças tão caras quanto um equipamento novo, logo quanto maior o uso, maior a necessidade de manutenção.

Sabe-se que um equipamento novo tem peças em garantia, mas após esse tempo, além do alto valor das peças, muitas vezes elas são difíceis de achar em estoque, o que pode significar uma pausa forçada na produção. Na hora de adquirir uma impressora pense se no período de, no mínimo 3 anos,  o equipamento ainda será o ideal para suprir as necessidades da sua empresa ou se precisará trocá-lo, tornando-se necessário um novo investimento. E aí o que fazer com o antigo? Você conseguirá revender ou se tornará obsoleto?

Momento da decisão, faça a comparação entre custos e tecnologia

Quando opta-se por alugar impressora, vários custos são reduzidos ou até mesmo desaparecem. Quando se decide pelo sistema de locação o foco principal é justamente o serviço. A empresa de outsourcing tem logística de manutenção, reposição de suprimentos, possibilidade de troca imediata de equipamentos que torna o gasto muito menor. Além disso, é de extrema relevância analisar os gastos com impressões. Por isso é possível fazer uma gestão completa de volume de impressão através de um software de bilhetagem e cotas por usuários, reduzindo o volume impresso.

Reduza custos com impressão e proteja seus documentos

Com software de gerenciamento de impressão você reduz seus custos ficando com mais orçamento para investir em outras áreas. Com a gestão de impressão de documentos é mais fácil proteger informações, evitando que haja reprodução e distribuição de documentos confidenciais, por exemplo. Você sabe exatamente quem e quando imprimiu determinada coisa, além de delegar permissões de acordo com a sua estratégia administrativa.