O que é um Servidor de Impressão?

21/09/2016

Um servidor de impressão é uma parte fundamental do gerenciamento de impressão, é composto de um aplicativo (software) rodando em um servidor(hardware), destinado a controlar as tarefas de impressão enviadas para as impressoras locais e de rede, pelas diferentes estações de trabalho que compartilham entre si o uso do equipamento de impressão.

Quais benefícios que um servidor de impressão proporciona?

Sua maior importância é gerar um local centralizado na rede para impressão, propiciando aos usuários e ao administrador da rede o controle de páginas impressas, permitindo definir ordem de prioridade das solicitações. O Servidor de Impressão ainda permite monitorar todas as impressões realizadas a partir dos computadores da sua empresa, seja em impressoras locais ou na rede.

Possibilita ter um ponto de controle único para os administradores fazerem o acompanhamento dos eventos e status das impressoras. Ele permite, ainda, a criação de usuários de rede e desta forma, controlar que usuário poderá imprimir em cada impressora. Mesmo em locais onde serviços mais sofisticados como Microsoft AD (Active Directory) ou LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) não são utilizados é possível ter um servidor de impressão.

Como ampliar o controle em um servidor de impressão?

Para ampliar essas vantagens e obter maior controle e gerenciamento sobre a tarifação de impressão, pode ser utilizado neste servidor um softwares profissionais de bilhetagem e gerenciamento de impressão como o Guardian Print Account. Desta forma você saberá exatamente o que cada usuário está imprimindo e poderá até limitar o volume de impressão que ele pode fazer.

Quando usar um servidor de impressão?

Um servidor de impressão é recomendado para redes com dez computadores ou mais. Para redes menores, pode-se utilizar o compartilhamento de impressora gerenciado pelo Sistema Operacional de uma das estações de trabalho.

Para que fique claro, neste contexto, podemos entender como uma estação de trabalho um computador utilizado por um dos usuários da rede.

Qual o hardware de um servidor de impressão?

Servidores de impressão precisam de espaço em disco e memória proporcional ao número de filas de impresoras e volume de impressão da rede. Para uma pequena rede um computador com 10GB de espaço livre em disco e 2GB de memória é suficiente. Mas se você tiver uma rede com 50 impressoras, vai precisar de no mínimo 50GB livre de disco e 4GB de memória para manter o ambiente com boa performance.

Quais sistema operacional devo utilizar em um servidor de impressão?

Na atualidade os sistemas operacionais para servidores mais utilizados são Windows 2008, 2003 e Linux. Mas se você tem uma pequena rede com menos de 10 computadores você pode  utilizar um windows Seven ou até mesmo um windows XP como servidor de impressão.

Saiba mais em www.enttry.com.br